Noticias

TRADIÇÃO

Após dois anos, 'Cavalhadas da Franca' retornam ao Parque Fernando Costa

Redação Portal de Franca
21/05/2022 10:00
O tradicional evento 'Cavalhadas da Franca' será retomado na cidade, dois anos após ser interrompido, devido à pandemia da Covid-19. A última edição foi realizada em 2.019. A notícia foi transmitida durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 19, pelo prefeito Alexandre Ferreira e os diretores do Clube das Cavalhadas da Franca, Pedro Lemos Olivieri, Gabriel Murari e João Gabriel Ponce.
 
O evento já está marcado para o segundo final de semana de agosto, dias 13 e 14, no Parque Fernando Costa, com entrada gratuita ao público. Pedro Lemos Olivieri, diretor administrativo da entidade, agradeceu o apoio do poder público municipal para a retomada do evento, que é realizado na cidade desde o ano de 1.831. Segundo ele, os ensaios e treinos do grupo serão iniciados no dia 11 de julho, no Parque Fernando Costa, onde os interessados poderão assistir os preparativos.
 
Segundo ele, as Cavalhadas da Franca são uma das mais antigas do país. Trata-se de um teatro ao ar livre, composto por 26 cavaleiros e a Princesa Floripes, que retrata as batalhas entre Mouros e Cristãos, com base nas origens europeias da Idade Média, trazidas para o Brasil através dos portugueses. As Cavalhadas retratam os torneios medievais, especificamente as corridas dos séculos Vlll e IX.
 
O evento é realizado em dois dias, sendo que no primeiro, sábado, 13 de agosto, a partir das 20h, acontece a Cerimônia dos Encamisados e no domingo, com início às 14h, o público poderá conferir as batalhas entre Mouros e Cristãos. 
 
Foto: Reprodução