Noticias

DENGUE

Fumacê: veja os locais das ações contra a dengue durante a semana

Redação Portal de Franca
23/05/2022 07:36
O cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental prevê a realização das ações de prevenção e combate à dengue, em bairros da Região Norte.
 
Na sexta-feira, os agentes de controle de vetores iniciaram a visitação casa a casa, no Leporace II, bairro que receberá o 'fumacê', na segunda-feira, 23, a partir das 17h. Os demais bairros atendidos com a visitação dos agentes e o trabalho de nebulização são Leporace I, Leporace III, Jardins Pinheiros I e II,  Guanabara e Maria Rosa, Vila Exposição, Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar.
 
Os agentes de controle de vetores realizam a visitação casa a casa e a orientação aos moradores de forma antecipada, visando anunciar a programação do 'fumacê', que é realizado no dia posterior, a partir das 17h.
 
Com o registro de 4.036 casos de dengue confimados até esta sexta-feira e 7 óbitos pela doença, Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, solicitou que as pessoas continuem mantendo as suas casas livres de objetos e materiais, que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 
 
Ele reforçou que o 'fumacê' é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alertou aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
 
Confira o cronograma das ações:
 
Leporace II
Dia 20/05 - Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização - 23/05
 
Leporace I
Dia 23/05 - Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização - 24/05
 
Leporace III, Jardins Pinheiros I e II
Dia 24/05 - Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização - 25/05
 
Jardins Guanabara e Maria Rosa
Dia 25/05 - Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização - 26/05
 
Vila Exposição, Parque dos Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar
Dia 26/05 - Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização - 27/05
 
Orientações sobre o fumacê
 
Durante o 'fumacê', a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte. 
 
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação. Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 
Foto: Divulgação