Noticias

COVID-19

Secretário de Saúde alerta sobre isolamento 'a cidade precisa se conscientizar mais'

Redação Portal de Franca
07/05/2020 09:15

"A cidade precisa se conscientizar mais e as pessoas ficarem em casa" com essas palavras o alerta é dado à população francana pelo Secretário Municipal de Saúde, Chefe de Gabinete e Coordenador do Comitê de Contigenciamento do Covid-19, José Conrado Dias Netto. 

Franca soma 50 casos positivos do coronavírus de acordo com os últimos dados divulgados no Boletim Epidemiológico divulgado na noite de ontem (6). O decreto de calamidade pública que está em vigor termina no próximo domingo, dia 10 de maio, e a baixa no isolamento social e o aumento de casos pode significar numa possível prorrogação da quarentena.

A decisão deve ser tomada em breve pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ainda é dúvida se realmente será mantida a posição inicial de flexibilização com abertura do comércio e retomada de outras atividades econômicas diante do atual cenário. 

O governador tem dito em suas recentes manifestações que seria preciso manter um índice de distanciamento social, na faixa de 50 a 60%. Durante o recente feriado Franca conseguiu avançar, mas a partir de segunda-feira voltou a patamares abaixo de 50%, o que segundo o Secretário de Saúde é muito ruim e pode inviabilizar qualquer tipo de flexibilização no que depender do Estado.

Repedindo sempre para que as pessoas fiquem em casa, pois é a melhor forma de evitar a disseminação do vírus e o risco de contágio, Conrado Netto reforça também sobre a obrigatoriedade do uso da máscara em todo momento que a pessoa for sair de casa.

Sugere que no ambiente familiar, quando tiver de sair, saia apenas uma pessoa, de preferência quem for mais jovem e gozar de melhor saúde. Outra recomendação é com os cuidados com a higiene pessoal, lavando sempre as mãos, seja com água e sabão ou álcool e gel.

Leia mais 

- Franca cria 'call center' para cadastrar famílias para entrega de cestas básicas

Mais 4 casos de covid-19 e o total de confirmados chega 50 em Franca

- Brasil registra 125.218 casos de coronavírus e 8.536 mortes pela doença

Foto: Reprodução