Noticias

CAMPANHA

Junho Vermelho: ARTESP e concessionárias incentivam doação de sangue

Redação Portal de Franca
14/06/2022 00:00

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas sob concessão participam da campanha do Junho Vermelho, para conscientizar e incentivar as doações de sangue.

A campanha, criada em 2015 pelo Ministério da Saúde e disseminada em todo o país, conta com o apoio da Fundação Pró-Sangue em São Paulo para incentivar e conscientizar a população sobre a importância das doações para garantir o abastecimento dos bancos de sangue e hemocentros do Estado.

As ações de conscientização do Junho Vermelho começaram na quarta-feira (1), com a exibição de mensagens nos 414 painéis eletrônicos distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros de rodovias concessionadas.

A participação da Agência Reguladora na campanha, até o final deste mês, será reforçada com publicações nas redes sociais e iluminação do prédio da ARTESP e das concessionárias em vermelho. Além disso, serão desenvolvidas atividades internas para estímulo à participação dos funcionários da agência reguladora na campanha. Até o final do mês de junho, os colaboradores da Agência poderão se cadastrar para participar de ação na qual serão levados à Fundação Pró-Sangue para realizar a coleta de sangue.

Junho é o mês da campanha porque, historicamente, com a chegada do período mais frio do ano, o volume de doações cai significativamente, o que leva os estoques a níveis críticos, abaixo da média anual, o que prejudica o atendimento aos pacientes que necessitam deste recurso insubstituível. Além disso, exatamente por conta das demandas da pandemia, tornou-se primordial conseguir ainda mais doações.

"A ARTESP está comprometida com a conscientização dos motoristas sobre a importância de realizar a doação de sangue. O mês de junho é historicamente o que temos o menor número de doações e precisamos nos esforçar para manter os estoques em condições satisfatórias em todo o estado" afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP

Requisitos básicos para doação:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos devem conferir os documentos necessários e apresentar o formulário de autorização para a doação;

• Pesar, no mínimo, 50kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento original, com foto recente, que permita a identificação do doador, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para mais informações e endereços dos postos de coleta: http://www.prosangue.sp.gov.br/

Foto: Divulgação