Noticias

EDUCAÇÃO

Mais de 12 mil alunos passam por avaliações durante a semana em Franca

Redação Portal de Franca
28/06/2022 07:24
Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos) da rede municipal de ensino serão submetidos nesta semana, as Avaliações de Acompanhamento do Processo nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. 
 
Segundo a Secretaria de Educação, estarão participando das provas, 12.550 alunos, cujo principal objetivo é verificar os níveis de aprendizagem dos estudantes, comparados aos resultados que eles obtiveram na Avaliações Diagnósticas aplicadas no inicio do ano letivo. 
 
Os resultados das Avaliações de Acompanhamento do Processo servirão para constatar quais habilidades vêm sendo construídas e quais ações precisam ser aperfeiçoadas. Serão utilizados para o replanejamento das situações didáticas para o segundo semestre,  das ações pedagógicas e de forma a mobilizar a aquisição de procedimentos, atitudes e conceitos necessários para o avanço no domínio das habilidades,  principalmente às relacionadas aos processos de recomposição das aprendizagens.
 
Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as avaliações foram elaboradas por profissionais da área pedagógica da secretaria, tendo em vista as habilidades do Currículo Paulista previstas no Plano de Ação - Mapas de Foco – 2022.
 
De acordo com ela, esse trabalho possibilita ao professor reunir dados quantitativos de sua turma, organizados por níveis de desempenho escolar. Portanto, é possível obter resultados gerais de cada classe, de cada ano escolar, de cada escola e, assim, de toda a rede municipal. Para os estudantes da Educação Especial serão realizadas avaliações adaptadas elaboradas pela Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da secretaria, com base nas próprias Avaliações Diagnósticas de Acompanhamento.
 
Márcia Gatti ressaltou que essas avaliações são aplicadas em três momentos durante o ano letivo, logo após o início das aulas, antes dos recessos de julho e ao final do ano letivo.
 
Foto: Reprodução