Noticias

SERVIÇOS

Meio Ambiente intensifica limpeza preventiva de bocas de lobo

Redação Portal de Franca
18/07/2022 18:38
A Secretaria de Meio Ambiente está com uma força tarefa nas ruas, realizando a limpeza preventiva das bocas de lobo espalhadas pela cidade.
 
Aproveitando esse período de estiagem, o objetivo é evitar que na época das chuvas, sejam registrados alagamentos, rompimento de galerias e outros transtornos, devido a obstrução que impede a coleta das águas pluviais.
 
A Secretaria de Meio Ambiente está com duas equipes atuando na desobstrução das bocas de lobo e substituição da tampas danificadas. Tem ocorrido também, furtos desses dispositivos, que estão sendo recolocados, com a utilização de concreto para dificultar a retirada.
 
Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, destaca que essa é uma ação contínua durante todo o ano, no entanto, é intensificado o trabalho nesse período.
 
É feito um trabalho diário de observação para identificação dos locais, somado as reclamações que chegam, por meio da Ouvidoria (ouvidoria@franca.sp.gov.br) ou através do telefone 3711-9440, para mapear todas as bocas de lobo, que necessitam de manutenção.
 
Neste mês de julho, foram realizadas limpezas e substituições das grades de ferro nas 5 regiões da cidade, somando em torno de 30 locais, que precisaram de reparos. 
 
Entre os objetos encontrados, impedido o curso da água, estão pedaços de madeira, garrafas pets, vassouras, pedaços de móveis, sombrinhas, guarda chuva e outros. É importante que cada morador colabore, evitando, por exemplo, ao varrer a calçada, destinar os resíduos para as caixas coletoras (bocas de lobo).
 
Maneiras de colaborar:
 
-Não jogando lixo em vias públicas, como: bituca de cigarro, papel de bala e papéis;
-Descarte corretamente o lixo e entulho, nos locais apropriados ou contratando serviço de caçamba;
-  Aproveitar melhor os resíduos de madeira (utilizando-os como suportes) e, se necessário, o descarte corretamente;
- Não deixe podas de árvores nas ruas obstruindo os passeios. Faça o descarte ou solicite o recolhimento, gratuitamente, através do telefone 3711-9440.
 
Foto: Reprodução