Noticias

CINEMA

CineSolar: 1º cinema itinerante movido a energia solar chega a Franca

Redação Portal de Franca
26/07/2022 07:59

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega pela primeira vez a Franca, com atividades culturais para a população. Com apoio da Prefeitura Municipal e da Benu Comunicação, nesta sexta-feira (29/07), no Ginásio do Parque Vicente Leporace, a partir das 19 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme “Rio 2”. 

Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.

Em Franca, a 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Franca, por meio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e da Benu Comunicação, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O circuito segue até o final do ano em mais de 100 municípios pelo país.

PROGRAMAÇÃO:

Franca

Sessão Cinema

Data: sexta-feira (29/07)

Horários: 19h - Sessão curtas-metragens - 20h - ‘Rio 2’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Ginásio do Parque Vicente Leporace - Avenida Doutor Abrahão Brickmann, s/n – Parque Vicente Leporace – Franca/SP

Foto: Benu Comunicação / Divulgação