Noticias

SAÚDE

Secretário de Estado da Saúde vem à Franca para definir ações do Mutirão de Cirurgias

Redação Portal de Franca
02/08/2022 07:36

O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o Diretor do Departamento Regional de Saúde de Franca, Lucas Garcia Mingoni, se reúnem nesta terça-feira (2), às 13h, com os secretários de saúde dos municípios da região para discussão de estratégias de ampliação do Mutirão das Cirurgias do Estado de São Paulo.  A reunião acontece no Departamento Regional de Saúde de Franca, que fica na Av. Wilson Sábio de Melo, 1.833, no Distrito Industrial, em Franca.

A meta do Mutirão das Cirurgias é para zerar a fila de mais de 35,1 mil cirurgias na Central de Regulação (Cross) da região de Franca. Em todo Estado são 538,1 mil na Cross. Para acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados.

A estratégia com duração prevista para quatro meses contempla 54 cirurgias em sete especialidades como do aparelho circulatório, visão, digestiva e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Sem as ações do Mutirão, o Estado levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida. 

Uma das estratégias do Governo de SP é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde para os 54 procedimentos para todos os serviços municipais, filantrópicos e santas casas do Estado. Assim, cada hospital público receberá o dobro da tabela para cada cirurgia realizada. As unidades também receberão um valor adicional para a realização das consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos.

O investimento é de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual. 

Foto: Reprodução