Noticias

VACINAÇÃO

Saúde promove Dia 'D' de Poliomielite e Multivacinação com 18 postos

Redação Portal de Franca
17/08/2022 17:12
A Secretaria de Saúde anunciou para este sábado, 20, a realização do Dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Para este dia, estarão disponíveis 18 postos de imunização, sendo 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estarão abertas das 07h30 às 12h30 e três postos volantes, sendo um na praça central Nossa Senhora da Conceição, no Ambulatório Escola do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), anexo a Unidade II, funcionando das 8 às 17h e o outro no Franca Shopping, com atendimento das 10 às 17h. 
 
A campanha, que está sendo realizada na cidade desde o dia 8, deste mês, objetiva alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina Poliomielite, na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes, menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
 
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, solicitou aos pais e responsáveis para que levem seus filhos até um posto de vacinação mais próximo de sua casa e imunizem as crianças, a partir de 1 ano e adolescentes até 15 anos, protegendo a saúde de todos.
 
Ela alertou que nas UBS, serão disponibilizadas as vacinas Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Meningo ACWY, DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano) e para os adolescentes, os imunizantes HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B. 
 
Segundo ela, nos postos volantes, será aplicada apenas a vacina Poliomielite e nas UBS, os demais imunizantes para atualização da caderneta. "É muito importante que os pais compareçam aos postos e levem os seus filhos para vacinar, tendo em vista, que devido a baixa adesão, muita doenças que foram erradicadas podem voltar a ser registradas. Os pais deverão levar as cadernetas de vacinação e utilizarem máscara de proteção para atendimento nas UBS", orientou Waléria Mascarenhas.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o início da campanha, foram imunizadas 3.687 crianças contra Poliomielite. O público alvo está em torno de 19 mil crianças.
 
Confira a relação dos postos de atendimento, que estarão disponíveis neste sábado:
 
Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família - 07h30 às 12h30:
UBS Estação
UBS Aeroporto 3
UBS Santa Terezinha 
UBS Brasilândia
UBS Santa Clara 
UBS Planalto
UBS Horto
UBS São Sebastião 
UBS Leporace
ESF Palma
UBS Guanabara
ESF City Petrópolis
ESF Paineiras
ESF Luíza
UBS Paulista
 
POSTOS VOLANTES - 8 às 17h
Praça Central - próximo a Concha Acústica
Ambulatório Escola Uni-Facef (Av Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2390 - Centro)
 
10h às 17H
Franca Shopping - próximo a loja C&A
 
Foto: Reprodução