Noticias

EDUCAÇÃO

Educação começa com Arte na Escola no Jardim Paraty

Redação Portal de Franca
26/08/2022 10:24
A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, com um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, da EMEB ‘Profa. Maria Antônia Stevanato’, no Jardim Paraty, o projeto de ensino de arte nas unidades municipais. Para a execução desse trabalho, a Prefeitura contratou 27 professores de Arte, aprovados em concurso público, que estão atuando nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
 
Estão sendo atendidos, atualmente, 3.043 alunos de 4 e 5 anos, em 150 salas de aula das Fases I e II e 11.949 estudantes de 1º ao 5º ano, em 535 unidades, que têm aulas semanais de arte. A tendência, conforme projeção da Secretaria de Educação é que, em breve, todos os alunos da rede sejam atendidos por profissionais especialistas na área. São educadores habilitados em Educação Artística (Peb II), com especialização nesse tipo de ensino, ensinando e compartilhando técnicas de forma a despertar a criatividade de cada estudante.
 
É sabido que a arte tem um importante papel no desenvolvimento humano, sendo que, por meio dela, a pessoa pode, através das mais diferentes técnicas e linguagens, exteriorizar e materializar seus pensamentos, emoções e sentimentos. Na manhã desta quinta-feira, a professora Natália Ricci Maia ministrou uma aula com o uso de argila e os múltiplos recursos que o material oferece. Segundo ela, a recepção dos alunos foi boa, saindo da rotina da sala de aula, explorando a criatividade. Ana Cláudia Bazon Pereira, da mesma escola, disse que a introdução da arte ajuda na concentração e no desenvolvimento da coordenação motora, até mesmo no traçado da letra cursiva, melhora o processo de aprendizado.
 
As crianças, Otávio Martins Molly e Paula Cardoso Oliveira Naves, afirmaram ter gostado muito da experiência. Otávio disse que, antes não tinha isso e vai poder produzir peças a partir da imaginação, desenhar melhor com as dicas dadas pela professora. Já Paula Cardoso afirmou ter em mente, desenhar com argila muitos objetos, mas o que lhe inspirou nesse primeiro dia de aula foi montar um vulcão. Observou que a criatividade vem com o passar dos dias e novas aulas, conhecendo outras técnicas e tipos de fazer arte.
 
No âmbito educacional e pedagógico, pontuou a secretária municipal de Educação, Márcia Gatti, a arte sempre teve um papel fundamental na vida dos estudantes, pois desperta e estimula o processo de criação e reflexão com a utilização de diferentes linguagens. Sempre lembrando que todas essas ações são fundamentadas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e pelo Currículo Paulista. Além disso, a Arte favorece os aprendizados e conhecimentos proporcionados por outros Componentes Curriculares, como a Língua Portuguesa e a Matemática, por meio da interdisciplinaridade.
 
O que se viu nesse meio de semana na unidade de ensino do Jardim Paraty, passará a ser vivenciado e compartilhado com outros alunos da rede pública municipal, com outras expressões artísticas e o grupo de educadores incumbidos da condução desse processo.
 
Foto: Reprodução