Noticias

SAÚDE

Franca inicia ações de prevenção ao suicídio pela Campanha Setembro Amarelo

Redação Portal de Franca
03/09/2022 10:30
A Campanha 'Setembro Amarelo' passou a fazer parte das ações organizadas pelas equipes de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, em toda a rede pública municipal. Essa mobilização, buscando abranger o maior número de pessoas, estará acontecendo por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções das unidades, sejam elas UBS, Ambulatórios, UPAS, Prontos-Socorros, Farmácia Municipal, Centro de Diagnóstico e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
 
Ao longo do mês, a proposta é cada unidade realizar um dia de mobilização e conscientização, junto aos usuários, cujo foco é a valorização da vida, com atividades como palestras e distribuição de material orientativo. Somando-se a isso, será realizado também na praça central da cidade, no próximo dia 17, um sábado, o “Dia D de Conscientização”.
 
Nessa ocasião, durante uma parte do dia, a partir das 9h, serão  organizadas atividades relacionadas ao tema pelos profissionais das unidades e equipe do CAPS, com oficinas de saúde mental, orientações à população, aferição de pressão arterial, entre outras. Lembrando que no município, gratuitamente, a Prefeitura mantém, através de parcerias com a Fundação Allan Kardec, dois equipamentos que oferecem atendimentos às pessoas que apresentem algum tipo de distúrbio.
 
Os equipamentos que oferecem assistência são os Caps AD III Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena, tel. 3727-1785), voltado as pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, oferecendo a elas, atenção integral e contínua, com acompanhamento e atividades terapêuticas complementares e AD III Renascer (rua Cav. Petráglia, 181, Estação, tel: 3703-7780), voltado as pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização.
 
Ambos têm funcionamento 24h e contam com equipes multidisciplinares aptas para oferecer o acolhimento e orientações, que podem ajudar as pessoas naquilo que mais precisam.
 
Suicídio como prevenir 
 
O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, mundo e em Franca, o quadro não é diferente, daí essa mobilização feita pelos profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e equipes dos Caps. Até o final do mês, a campanha se propõe a abordar o tema em destaque, com a distribuição de informativos, em repartições municipais, contendo orientações úteis e os serviços disponíveis na rede pública.
 
Especialistas no assunto, amparados nas recomendações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacam que o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta podem auxiliar na prevenção.
 
Foto: Reprodução