Noticias

QUARENTENA

Governo de SP vai prorrogar quarentena em junho, mas terá novas regras para regiões

Redação Portal de Franca
26/05/2020 08:33

A quarentena deve ser prorrogada para o mês de junho em algumas regiões do Estado de São Paulo. Em entrevista à GloboNews o governador, João Doria, confirmou que será adotada a 'quarentena inteligente' que prevê medidas diferentes e restrições que levam em conta a situação das chamadas regiões administrativas. "Para ser muito preciso, nós teremos uma nova quarentena.

Mas será uma quarentena inteligente, porque levará em consideração toda a regionalização de São Paulo, do interior, da capital e da região metropolitana, do litoral. A decisão não será homogênea. Até agora ela foi homogênea em todo o estado porque ela precisava ser. Agora, nós temos a condição de fazê-la heterogênea, seguindo as orientações do comitê de saúde. Áreas e regiões em que possamos nessa quarentena inteligente ter um olhar diferente, nós vamos fazer. Aonde não for possível porque os riscos e índices indicam que não devem, não haverá", disse Doria.

Os detalhes completos do novo formato da quarentena serão anunciados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27) no Palácio dos Bandeirantes. Planos regionalizados Franca está entre as cidades-sede do chamado Conselho Municipalista criado pelo governo paulista para discutir a flexibilização das regras de restrições com a finalidade de retomada das atividades  econômicas e sociais. 

Conforme divulgado pelo Portal de Franca na semana passada prefeitos e o governador estiveram discutindo as mudanças por videoconferência. Além da retomada de atividades, as medidas ainda definem uma estratégia de ampliação e os protocolos para os testes rápidos de detecção da Covid-19.

O plano está sendo acompanhado por vários secretários, entre eles, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que coordena a ação com os prefeitos de 16 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo. São elas: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital. 

Lockdown 
 
Ainda durante a fala o governador Doria descartou a adoção do sistema lockdown (fechamento total das atividades e restrições mais rígidas para conter a pandemia). O índice de isolamento social no estado de São Paulo subiu para 55% neste domingo (24). O superferiado com a antecipação das datas de Corpus Christi (11 de junho), Consciência Negra (20 de novembro) e Revolução Constitucionalista (9 de julho) terminou ontem (25) e a medida foi tomada para evitar as aglomerações. 
 
Covid-19 em São Paulo 
 
O estado de São Paulo chegou a 6.220 mortes, ainda de acordo com os dados, já são 83.625 casos confirmados registrados em 510 municípios. Destes, 237 tiveram uma ou mais vítimas fatais da doença.

Em todo o estado, são 11,1 mil pacientes internados, sendo 4.283 em UTI e 6.867 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a COVID-19 é de 73,8% no estado e 88,1% na Grande São Paulo.
 
Covid-19 em Franca 
 
A Prefeitura de Franca informou nesta segunda-feira, 25, o registro de um novo caso de Covid-19, elevando o quadro atual para 95. Os casos suspeitos continuam em 15, o mesmo ocorrendo com os registros negativos, 237. O número de óbitos se mantém em 3 e os pacientes recuperados continuam em 40. O paciente positivo de hoje é profissional de saúde.
 
Covid-19 no Brasil 
 
O Brasil alcançou nesta segunda-feira (25/5) o total de 153.833 pessoas curadas do coronavírus. O número representa 41% do total de casos confirmados atualmente (374.898). A quantidade de pessoas curadas tem crescido a cada dia. Nas últimas 24h, 3.922 pessoas se curaram da doença. Outras 197.592 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil até as 19h desta segunda (25).
 
O Governo do Brasil tem empenhado todos os esforços necessários para garantir o atendimento médico a quem precisa por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas para cuidar da saúde de todos têm sido adotadas em parceria com as secretarias de saúde estaduais e municipais. As ações são monitoradas e avaliadas diariamente, seguindo parâmetros e necessidades de cada estado ou município.
 
Além de recursos financeiros, estão sendo realizados investimentos constantes na aquisição de insumos, respiradores, testes de diagnóstico, remédios e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, além da habilitação de leitos de UTI exclusivos para os pacientes graves ou gravíssimos do coronavírus.
 
Até o momento, o país registra 23.473 óbitos, sendo que 807 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h. No entanto, maioria dos casos aconteceu em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
 
Assim, do total de novos registros, 270 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outros 3.742 estão em investigação.Cerca de dois mil municípios do país não possuem casos de coronavírus e mais de 70% das cidades não registram nenhum óbito pela doença. A taxa de letalidade atualmente da doença é de 6,3%, considerando o total de casos confirmados.
 
 
CENÁRIO INTERNACIONAL
 
Até a última quinta-feira (21), o Brasil ocupava a terceira posição em relação ao número de casos (291.579) e a sexta considerando o registro de óbitos (18.859). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 55ª posição em relação aos casos confirmados e a 28ª colocação no que se refere ao número de óbitos. A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.
 
SITUAÇÃO: 25/05/2020 - 19h
 
374.898 diagnosticados com COVID-19
197.592 em acompanhamento (52,7%)
153.833 recuperados* (41,0%)
23.473 óbitos (6,3%)
270 óbitos nos últimos 3 dias
3.742 óbitos em investigação
*estimativas sujeitas à revisão. 
 
Leia mais