Noticias

CORONAVÍRUS

Estado anuncia envio de 20 respiradores para região de Franca; Veja!

Redação Portal de Franca
28/07/2020 15:55

O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira (28) que vai enviar mais 20 respiradores e abrir novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a região de Franca. A deputada Delegada Graciela (PL), que apresentou uma série de pedidos para a ampliação da capacidade hospitalar regional, recebeu a notícia sobre o envio dos equipamentos e abertura de vagas de terapia intensiva através do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Serão destinados cinco respiradores para Morro Agudo, cinco para Ituverava e dez para Ipuã. A previsão é de que os equipamentos, essenciais para ajudar a salvar vidas, cheguem à região até o final de semana.

O governo também anunciou que vai atuar na criação de cinco leitos de UTI para Ituverava, dez para Ipuã e dez para Igarapava. O Estado ainda pretende habilitar os cinco leitos existentes na Santa Casa de São Joaquim da Barra.

A região de Franca é a que mais apresentou crescimento no índice de internações entre as áreas que estão na fase vermelha no Plano São Paulo de combate à covid 19. O investimento para aumentar a capacidade hospitalar da região será de R$ 4,3 milhões.

“Eu fico muito feliz que o Estado tenha atendido aos nossos constantes pedidos para enviar respiradores e ampliar as vagas leitos de UTI na região. Estamos fazendo nossa parte, que é apontar os problemas e pedir a solução, mas a efetiva implantação dos leitos depende das ações conjuntas do Estado, hospitais e municípios”, disse a deputada Graciela.

Outras regiões 

Já a região de Campinas receberá 11 respiradores para fortalecer a rede hospitalar, sendo 6 para o Hospital de Campanha (UNIMEP) em Santa Bárbara D’Oeste, 3 para o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus em Bragança Paulista e 2 para a Santa Casa de Cosmópolis. Outros dois vão para o Pronto Atendimento de Engenheiro Coelho, na região de Piracicaba.

Mais 11 equipamentos do tipo vão para a região de Sorocaba. A Santa Casa de Piedade receberá cinco ventiladores, e as Santas Casas Angatuba e de Itararé receberão dois cada, assim como o Pronto Atendimento de Mairinque.

À região do Vale do Paraíba serão 10 respiradores, sendo 5 para o Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, 3 para a Santa Casa de Misericórdia São José em Cachoeira Paulista e 2 para o Pronto Atendimento de Piquete.

Já para a região de Bauru, serão destinados 8 ventiladores pulmonares: 3 para a Santa Casa de Icanga e 2 para o Hospital Municipal de Paranapanema; a Santa Casa de Itaguaí e as UPAs de Agudos e de Mineiros do Tietê recebem um respirador cada. À região de Marília, serão enviados 4 respiradores, sendo 2 para o Hospital Jesus Maria José, um para o Hospital Beneficente Maracaí e um para a Santa Casa de Salto Grande.

A Santa Casa de Guaíra, na região de Barretos, receberá dois ventiladores, e um equipamento do tipo vai para o Hospital São Sebastião em Borborema, na região de Araraquara. Também serão destinados outros 2 respiradores para a região de São José do Rio Preto, sendo um para o Pronto Socorro de Pirangi e outro para o Pronto Atendimento de Irapuã.

“Estes novos equipamentos possibilitarão que todo o território do estado de SP mantenha apta sua capacidade hospitalar para enfrentar eficientemente a pandemia de Covid-19. Estes novos respiradores possibilitaram dobrar o número de leitos, atingindo índices superiores a 33 leitos por cem mil habitantes”, reiterou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

"Chegamos ao número de mais 3 mil respiradores entregues e ultrapassamos em número de leitos e respirados a própria Alemanha e procuramos chegar a níveis de outros países da Europa” afirmou o Secretário de Estado da Saúde de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo.

Veja os anúncios: 

Foto: Arquivo Portal de Franca