Noticias

CORONAVÍRUS

Alerta: Franca volta a ter 100% de ocupação nos leitos de UTI, diz boletim

Redação Portal de Franca
24/08/2020 08:37

Franca começa a semana com números preocupantes em relação ao coronavírus e deixa as autoridades em alerta dias depois do anúncio do Governo do Estado de avanço para a fase laranja que garante a reabertura do comércio e shoppings.

De acordo com os dados divulgados no boletim de ontem (23) os 31 leitos de UTI adultos estão ocupados, ou seja, a taxa é de 100% de ocupação, mesmo após a ampliação com quatro novos leitos instalados pela Santa Casa de Franca na semana passada.

Para os próximos dias está a previsão para instalação de seis novos leitos, o que amplia a capacidade total da ala Covid-19 no Hospital do Coração para 37 leitos.

Outra notícia preocupante é que agora são duas crianças internadas na UTI Infantil, portanto, dos 5 leitos disponíveis 2 estão ocupados.

A atualização ainda aponta que foram mais duas mortes registradas elevando o total de óbitos para 65. Também houve registro de mais 11 casos positivos, e o total de infectados passou de 3.257 para 3.268 casos confirmados. Os registros suspeitos caíram de 753 para 716. Os casos negativos aumentaram de 3.479 para 3.508. Os pacientes recuperados permaneceram em 645.

Os dados colocam a região em alerta já que a taxa de ocupação de leitos de UTI é o principal critério usado na avaliação do Estado. Na sexta-feira (21) a região estava com 77,6% e conseguiu após meses, avançar da fase vermelha para a fase laranja.

O monitoramento é feito diariamente e as regressões podem acontecer a qualquer momento de acordo com aumento de casos da doença. Isso significa, que a região caso a taxa de ocupação continue acima de 80% pode regredir novamente para a fase vermelha antes mesmo do prazo de 15 dias quando o Estado apresenta os números e a reclassificação.

A situação desperta a necessidade de trabalho mais eficaz das autoridades como, por exemplo, prefeito, vereadores e deputados junto ao Estado para ampliação de leitos na região como os anunciados nas cidades de Ituverava, Igarapava, Morro Agudo, São Joaquim da Barra e Ipuã.

Além da ampliação de leitos, é preciso conscientização quando ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Vale lembrar que a avaliação é feita com base nos dados de Franca e outras 22 cidades, porém como Franca tem o maior número de leitos sendo 31 no total, isso acaba aumentando o índice para toda a região. 

Foto: Reprodução