Noticias

VIOLÊNCIA

Violência contra idosos cresce 59% durante a pandemia

Bianca Cintra
03/11/2020 10:46

Denúncias de violência e de maus tratos contra idosos crescem 59% durante a pandemia de Covid-19. Entre março e junho deste ano, foram registrados 25 mil 533 casos.

Para se ter uma ideia do aumento, no mesmo período de 2019, foram feitas 16.039 denúncias. Os números são do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e foram obtidos pela Globonews por meio da Lei de Acesso à Informação.

A maioria dos casos de violência contra idosos ocorreu no Estado de São Paulo, que respondeu por 5.934 denúncias. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uehara, avalia que os números devem ser ainda maiores, pois muitos casos deixam de ser denunciados.

Ele diz que muitas vezes o idoso não reconhece que foi alvo de violência, ou prefere aguentar a agressão do filho para evitar que vá preso. De acordo com o Uehara, a violência mais difícil de ser identificada é a emocional, pois não deixa marcas no corpo.

Foto: Reprodução