Noticias

PALESTRAS

UNIFRAN realiza palestra virtual gratuita com pesquisadores

Redação Portal de Franca
12/05/2021 09:46

Com o intuito de trazer uma leitura crítica da realidade de crise sanitária, política e econômica no Brasil e Portugal, além de analisar os impactos sociais aos grupos vulnerabilizados, a Universidade de Franca - UNIFRAN, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, realizará no dia 13 de maio, das 19h10 às 21h30, uma palestra virtual gratuita com pesquisadores para debater o livro “Desigualdades, pandemia e o desmonte das políticas públicas”.

O livro será lançado no 12 de maio, nas redes sociais da Editora Brazil Publising e destaca os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 no Brasil e em Portugal.

A obra foi escrita por pesquisadores da UNIFRAN, Universidade Estadual Paulista em Franca, Universidade Federal de Uberaba e Universidade de Coimbra, que contou com a organização e supervisão da Drª. Regina, que é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN.

O evento, organizado pelo Comitê de Inserção Social (CIS) e Laboratório de Pesquisa Proteção e Inclusão Social, será direcionado à comunidade acadêmica e ao público em geral interessado nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Sociais, além de profissionais e gestores das esferas municipais, estaduais e federal.

Segundo a organizadora e uma das autoras do livro, Drª. Regina Celia de Souza Beretta, a realização se justifica porque a pandemia escancarou as marcas sócio históricas das desigualdades e da pobreza vividas no Brasil, e ainda potencializou problemas como a fome, o desemprego, a desigualdade de gênero, a negação de direitos, as diversas expressões das violências, que afetam a saúde física e mental dos brasileiros.

“Este período pandêmico tornou-se um tempo de reinvenções, pois acentuou as mazelas sociais, a precariedade e insuficiência das políticas públicas, que ainda foram agravadas pela calamidade pública, e pelo o desmonte neoliberal dos serviços públicos. Além disso, vamos discutir o impacto social aos grupos mais vulneráveis como mulheres, crianças e adolescentes, idosos, indígenas, LGBTQI+ e classe trabalhadora, entre outros pontos”, avalia a docente.

Os convidados para a palestra e que vão compor a mesa redonda são alguns dos autores dos capítulos do livro: António Chambel, de Coimbra, que abordará a realidade de Portugal, Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro, Gilmar Antoniassi Junior e Fernanda de Castro Nakamura, pesquisadores e membros do Laboratório de Pesquisa de projeção e Inclusão Social da UNIFRAN.

O bate-papo será transmitido pelo canal Extensão UNIFRAN no Youtube. Para garantir a presença no evento é necessário assinar a lista de presença que será disponibilizada no chat ao vivo.

Lançamento do livro - Desigualdades, pandemia e o desmonte das políticas públicas

  • Data: 13 de maio
  • Horário: 19h10
  • Formato: On-line pelo canal do Youtube da UNIFRAN
  • Vagas: 2000
  • Valor: inscrições gratuitas

Foto: Reprodução